sábado, 2 de julho de 2016

MPEPEP realiza o "Égua da Merenda, João!"

De Giovanni Freire do SOL com informações do MPEPEP
Foto: Giovanni Freire/ Projeto SOL - AAPS
Foi realizado no último dia 21/06/16 a marcha e o sarau estudantil denominado "Égua da Merenda, João!", através do MPEPEP - Movimento Pacto Estudantil Pela Educação no Pará, em parceria com MPE - Ministério Publico Estadual e SINTEPP - Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará.


É um movimento formado por estudantes das escolas públicas que, comprometidos com agendamentos periódicos no Ministério Público Estadual constroem uma nova forma de luta por uma educação de qualidade.  

Foto: Reprodução/facebook.com/mpepepara
Alunos da escola São Raimundo do Mojú, na cidade de Mojuí dos
 Campos sem merenda escolar desde 2012 no SOME
O ato "Égua da Merenda, João!" visa mostrar à sociedade a realidade da merenda escolar nas escolas públicas, conscientizando os estudantes acerca da necessidade da alimentação de qualidade, um direito fundamental garantido por lei.

ideia vem sendo construída com alunos de 14 escolas da rede estadual. Os alunos através de um aplicativo disponibilizado pelo Observatório Social de Belém com a plataforma "Monitorando a Cidade" acompanham diariamente o cumprimento do cardápio e a merenda servida, preenchendo um formulário que é enviado para ao banco de dados do site do Observatório. Além do acompanhamento através do aplicativo, os alunos trabalharam encima de desenhos, paródias e poesias, videos e fotografias, para ser exposto no sarau da merenda.
Foto: Giovanni Freire/
 Projeto SOL - AAPS

A data usada foi como estrategia a véspera do aniversário de Santarém, que é um momento com fluxo maior de pessoas na orla da cidade.

Foto: Ângela Tavares/ 
Projeto SOL - AAPS
Foto: Reprodução/Promise Tracker
(João Guimarães)
"Égua da Merenda, João!", é uma homenagem a um grande homem, e a grandes homens que como ele, lutaram e lutam neste país por uma vida melhor. João Guimarães Pinheiro, era Pesquisador e membro do Observatório Social de Belém, atuava como voluntário no desenvolvimento da estratégia de monitoramento da merenda escolar, por meio da plataforma "Monitorando a Cidade", até ser brutalmente assassinado, em fevereiro deste ano em Belém. Seu assassino imaginava que ele não era nada, que não tinha importância nenhuma para a sociedade. Sua morte teve uma grande repercussão, tanto pela brutalidade, quanto pelos trabalhos que realizava.


__________________________________________________________________________

- Materiais produzido pelos alunos da Escola Frei Ambrósio
Alunos na Escola Frei Ambrósio produzindo material 
sobre a merenda escolar para ato 
"Égua da merenda, João!".
















































































- Materiais produzido pelos alunos da Escola Pedro Alvares Cabral








- Materiais produzido pelos alunos da Escola Onésima Pereira de Barros














Nenhum comentário:

Postar um comentário