sexta-feira, 7 de julho de 2017

Tecnologia e Mudança Social, experiências apresentadas em Belém/PA

De Giovanni Freire


Integrantes do Projeto SOL e líderes do Movimento Pacto Estudantil Pela Educação no Pará, participam em Belém-PA, no período de 26 à 29 de eventos organizados pelo Instituto Humanitas360 e Monitorando a Cidade.
Na segunda(26), acontece uma audiência no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA), sobre "Tecnologia, Transparência e Controle Social: Construindo novas Estratégias" onde apresentamos os resultados coletados com a campanha "Égua da Merenda, João!" de santarém com as experiências do Movimento Pacto Estudantil Pela Educação no Pará com a utilização do aplicativo "Monitorando a Cidade", para fazer o monitoramento da merenda nas escolas, onde os alunos respondiam através do aplicativo todos os dias da semana, como estava a merenda oferecida a eles, enviam fotos e classificam a merenda dando uma nota, e de Belém, com os alunos da UFPA. O evento contou com Painel de Discussão sobre “A construção de parcerias interinstitucionais como apoio ao controle social”. O evento encerrou com a Cerimônia de premiação aos alunos mais engajados durante a campanha “Égua da Merenda, João” de Belém. O Projeto SOL também foi premiado com um notebook e uma impressora.
Na terça(27), acontece no Espaço Mirante do Rio da UFPA, uma Oficina de Design Participativo com alunos da própria universidade, alunos de escolas públicas de Belém e de Santarém, com o Movimento Estudantil. Objetivo é levantar feedback sobre a experiência de uso do aplicativo com alguns problemas que são enfrentados por quem utiliza o app e plataforma web, e aprimorar alguns ajustes e melhorar algumas funções já existentes, e desenvolver uma lista de novas funcionalidades possíveis para a próxima versão do “Monitorando a Cidade”.
Na quarta-feira (28), às 9h30 aconteceu no Espaço Mirante do Rio da UFPA, um Seminário sobre Tecnologia e Mudança Social para estudantes e professores da UFPA, estudantes e faculdades das universidades do estado do Pará, profissionais de tecnologia da informação, organizações da sociedade civil. Experiências com os aplicativos “Cuidando do meu bairro” & “Diário Livre”, “Monitorando a Cidade” puderam mostrar a importância da tecnologia para implementar controle social sobre transparência governamental.
Pela tarde, tivemos a oportunidade de ser recebidos por um representante da SEDUC, para apresentarmos através de ofício, demandas referentes à educação em Santarém. Apresentamos um dossiê sobre a Escola Estadual Dom Tiago Ryan, que funciona em condições precárias, e um dossiê sobre Merenda Escolar que também foi entregue ao Município, através da Secretária Municipal de Educação de Santarém.

No final da tarde, visitamos a Escola Estadual de Ensino Médio Governador Alexandre Zacarias de Assunção, que faz parte do Monitoramento da Merenda Escolar em Belém. Na visita podemos discutir, junto aos alunos e direção da escola, os problemas lá enfrentados, aproveitamos para contar sobre a atuação do Movimento estudantil em Santarém, e a participação dos estudantes nos problemas das escolas. Identificamos que as problemáticas relacionadas à infraestrutura, espaços pedagógicos por exemplo são semelhantes aos problemas de Santarém. A escola possui refeitório, espaço adequado para preparo e acondicionamento dos alimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário