Educar a partir da liberdade de
querer ser voluntário, de ser solidário, de ter atitude própria, é querer
ajudar alguém a ser feliz, é ensinar a lutar por uma vida melhor e mais justa,
efetivando o verdadeiro desejo de despertar no adolescente essa realidade e
contribuir verdadeiramente para o exercício da cidadania. Concebido a partir de que o mundo está
repleto de pessoas que têm as verdades definidas, de pessoas que exigem
experiências, procurando entender como elas foram criadas, é uma preocupação de
poucos.
Acreditar no que ele jovem tem a oferecer, ajudar a moldar seus
conhecimentos teóricos adquiridos, assim como interagi-lo junto à sociedade,
colaborando para transformá-lo em um cidadão consciente através de um trabalho
voluntariado, e ao mesmo tempo poder oferecer aos demais a oportunidade de
acreditarem em seus potenciais, são motivos pelo qual a instituição foi criada.
No demais, poder acreditar que, mesmo com todas as dificuldades individuais ou
coletivas, mesmo sem recursos financeiros disponíveis, é possível fazer a
diferença, e conseguir colaborar efetivamente no futuro de nossos jovens
utilizando meios a partir do que pensam, com muita criatividade, organização e
disciplina, e assim mudar o estado das coisas.
A instituição é desenvolvida na cidade de
Santarém, a "Pérola do
Tapajós”, como ficou poeticamente conhecida, na confluência dos rios Amazonas e
Tapajós, no Oeste do Pará, futuro Estado do Tapajós, região Norte do Brasil.
Possui o encontro das águas barrentas do rio Amazonas com as águas azuis do rio
Tapajós num espetáculo de rara beleza em frente à cidade, praias como a vila de
Alter-do-Chão, uma vila balneária chamada de Caribe brasileiro, cachoeiras,
lagos, as numerosas tradições e festas folclóricas. A cidade é um ponto de
referência na região norte, com aproximadamente 22.887 Km2 (IBGE-2004) e 276.000 habitantes, possui raízes culturais muito fortes.
Tem como objetivo geral proporcionar
ao aluno da escola pública a percepção da importância do exercício da
cidadania, através de um trabalho voluntário, interligando a escola e sociedade
e assim contribuir para a formação moral e social deste jovem nas relações
interpessoais e no mercado de trabalho.
Visa promover a integração entre alunos da escola e sociedade através de oficinas, ações sociais e eventos; desenvolver a capacidade de liderança e
percepção de aptidões pessoais dos alunos, para orientação de atividades
profissionais; despertar a
importância da cidadania oferecendo conhecimentos específicos para
desenvolvimento de atividades; enfatizar o sentimento de solidariedade,
responsabilidade, confiança e desenvoltura e contextualizar os conteúdos
programáticos inseridos nas atividades do projeto.
As ações da instituição são
desenvolvidas desde 2001, sendo:
·
2001 a
2004 – Idealizado e desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Álvaro
Adolfo, sob o nome de PROJETO SOL VOLUNTÁRIO, através da disseminação
dos conhecimentos sobre o projeto na escola, onde os alunos se voluntariavam
voltados para trabalhos junto às famílias que produzem carvão em Santarém.
·
2005 a 2008 - Desenvolvido na Escola Conveniada
de Ensino Fundamental e Médio São Francisco, sob o nome de Projeto SOL
SOLIDARIO, onde a partir da identificação de cursos básicos que tenha feito ou
que tem vontade de fazer, de conhecimentos que aprendiam em sala de aula, de
pensamentos críticos adquiridos, da vontade empírica de ajudar alguém ou
simplesmente pelo desejo de melhorar sua vida, entre outros, o aluno voluntario
se engajava em uma atividade, recebendo capacitações de outros voluntários, num
processo de multiplicação, colocando em prática sua habilidade inicial,
direcionadas ou coordenadas em reuniões de decisões. Obedecendo a alguns
procedimentos e normas estabelecidas por eles, que constam no termo de adesão
ao serviço voluntário, se iniciava o trabalho. Eram ações que nasciam com
interesses e necessidades do alunado: Reforço Escolar; Esporte; Informática;
Clube de Jovens; Educação Ambiental; Educação Sexual; CIPA Estudantil; Teatro;
Música (Coral e Bate-Lata); Jornal “Papo Sério”; Clube da Leitura; Educação
Fiscal e Preparação para o Processo Seletivo. Atividades extraclasses,
desenvolvidas em horário contra turno e final de semana, além de eventos
periódicos e das atividades multiplicadas em um bairro periférico junto às
crianças necessitadas. Na Educação Fiscal, além de possibilitar conhecimentos
através de parcerias com a Secretaria de Finanças do município, Receita Federal
e SEFA, através do GMEF-Grupo Municipal de Educação Municipal, passa a utilizar o espetáculo teatral “O Auto
da Barca do Fisco” como disseminação dos conteúdos fiscais adquiridos, sendo
apresentada na escola, na Casa de Cultura, em bairros da cidade e em cidades
circunvizinhas como Oriximiná e Belterra.
·
2008 – 2009 Desenvolvido junto a duas escolas
municipais, onde através do teatro como ferramenta, passa a atender o bairro do
Maica e bairros arredores, tendo a Educação Fiscal como temática. Na Educação
Fiscal, além de possibilitar conhecimentos através de parcerias com a
Secretaria de Finanças do município, Receita Federal e SEFA, através do
GMEF-Grupo Municipal de Educação Municipal, continuam a utilizar o espetáculo
teatral “O Auto da Barca do Fisco” como disseminação dos conteúdos fiscais
adquiridos, sendo apresentada nos bairros da cidade, escolas, Casa de Cultura,
em cidades circunvizinhas como Oriximiná e Rurópolis. A instituição passa a se
chamar AAPS – Associação dos Amigos do Projeto SOL.
·
2009 – 2010
Desenvolvido como AAPS – Associação dos Amigos do Projeto SOL, no museu
da cidade, utilizando o teatro como ferramenta, tendo a Educação Fiscal como
temática, apresentando os espetáculos “O Auto da Barca do Fisco” e “O Ladrão
que queria ser preso” em bairros da cidade, escolas, Casa de Cultura, em
cidades circunvizinhas como Oriximiná e Rurópolis.
·
2011 – 2012
Desenvolvido como AAPS – Associação dos Amigos do Projeto SOL, no museu
da cidade, utilizando o teatro como ferramenta e a Educação Ambiental como
temática, atendendo famílias que produzem carvão em Santarém, através do
programa “Peter Pan nas lendas do Para, boa coisa não vai dá!”, um espetáculo
teatral premiado pelo Ministério da Cultura, utilizando a manipulação de
bonecos e oficinas de teatro à comunidade.
·
2012 Desenvolvido na Escola Estadual de Ensino
Médio Frei Ambrósio, com através do
programa “Cidadão Legal”, utilizando o teatro como ferramenta, tendo a Educação
Fiscal como temática, visa propiciar uma consciência cidadã junto aos alunos da
escola. Utilizando a eleição municipal, visa contribuir para que os alunos da
escola tenham conhecimentos sobre a tributação municipal, especialmente o IPTU,
resultando na montagem do espetáculo “O Auto da Barca do Fisco” pelos alunos da
escola.
As ações desenvolvidas pela AAPS tem
uma aceitação especial por parte do alunado pelo fato de acreditar no potencial
dos jovens e por deixá-los mostrarem ao mundo que são capazes de desenvolver
ações e multiplica-las, experimentando e desenvolvendo aptidões profissionais,
além da prática de cidadania.
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