quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Santarém escolhe delegados na Conferência Regional de Juventude

Da Redação
Agência Pará de Notícias

Esta foi a quinta, das treze conferências que
serão realizadas em todas as regiões do Pará, como
preparação à 3ª Conferência Estadual.
O município de Santarém, no oeste paraense, recebeu nesta segunda-feira, 27/07/15, a Conferência Regional de Juventude, que colocou em debate a construção de políticas públicas para o segmento, levando em consideração as demandas da região e os debates abertos à participação das lideranças locais. A programação, organizada pela Fundação Pro Paz em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), foi realizada ao longo de todo o dia na Escola de Artes de Santarém, localizada na Rua Hortência, bairro Jardim Santarém. 
A programação colocou em debate a construção
de políticas públicas para o segmento, levando
em consideração as demandas da região.
Esta foi a quinta, das treze conferências que serão realizadas em todas as regiões do Pará, como preparação à 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, prevista para outubro, em Belém, com o tema "Juventude Paraense Conectada por Direitos”. Dela participarão 39 delegados eleitos para representar Santarém. 
"Essas propostas regionais farão parte de uma agenda que será apresentada durante a Conferência Estadual agendada para os dias 29, 30 e 31 de outubro, em Belém. As proposições serão defendidas e votadas pelos delegados de cada região. Aqui em Santarém o segmento é bem organizado, consciente e ativo, e o resultado da conferência nos mostrou isso. Fizemos a plenária, os jovens colocaram suas propostas e eles mesmos votaram e elegeram aquelas que querem ver defendidas no evento final", explicou Renato Vinicius, gerente de Juventude da Sejudh.
Renato Vinicius, gerente de Juventude da Sejudh, ressalta que
 as oitivas regionais subsidiarão o Plano de Estadual
 de Políticas Públicas para Juventude.
Segundo Vinicius, o objetivo dessas oitivas regionais é elaborar e implantar um Plano de Estadual de Políticas Públicas para Juventude. "A ideia é abrir um espaço para que os jovens de cada região possam ser ouvidos, levando em consideração as necessidades macro e as características locais. Caberá aos delegados dar voz e defesa a essas propostas na conferência final em Belém. A partir disso teremos uma base sólida para trabalhar na construção de um plano estadual que agregue e contemple as principais demandas desse público", finalizou o representante da Sejudh.
A programação de Santarém seguiu o mesmo cronograma das conferências anteriores. Os jovens foram separados em vários Grupos de Trabalho para discussão de propostas baseadas em três eixos temáticos. 
O estudante Giovanni Aguiar, de 15 anos,
destacou a realização das regionais como
espaço aberto à participação da juventude.
O estudante Giovanni Aguiar, de 15 anos, destacou a abertura desse espaço à participação da juventude. "É muito importante que o Estado ouça o jovem. Na maioria das vezes são os adultos que falam por nós, e esta conferência representa um marco nesse sentido. Nossa esperança é que algumas das propostas escolhidas aqui sejam inseridas nesse Plano Estadual que será criado. As políticas públicas voltadas ao público jovem que aí estão parecem ter parado no tempo e são colocadas sempre de cima para baixo. O que queremos é exatamente mudar essa realidade", disse Aguiar, que foi eleito um dos delegados da região durante o evento. 
O município de Vitória do Xingu será o próximo a receber uma conferência regional, no dia 1º de agosto. Na sequência, virão as conferências das regiões Guamá, Carajás, Araguaia, Capim, Marajó e Metropolitana de Belém, em datas ainda a serem definidas.
Adna Figueira
Secretaria de Estado de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário